CONSTRUÇÃO EUROPEIA

 

[ União Europeia ]

 


 

Hooligans, e Nada Mais

 

Está a tornar-se numa rotina: cada vez que se realiza um encontro internacional de alto-nível, há distúrbios, as cidades ficam em estado de sítio, as primeiras páginas dos jornais enchem-se de fotografias de encapuçados que queimam bandeiras, vandalizam lojas ou destroem propriedade pública.

 

José Manuel Fernandes, Público

17 de Junho de 2001

 


 

MÁRIO SOARES

Europa deve ser «potência internacional»

 

Mário Soares quer uma Europa que seja uma «potência internacional» e um «contrapeso amigável» frente aos EUA. Em entrevista ao «El País», o eurodeputado criticou a Cimeira de Nice - «praticamente um fracasso» -,os líderes europeus e George W. Bush.

 

TSF Online

17 de Junho de 2001

 


 

Data Vaga e Sem Compromisso para o Alargamento da UE

Cimeira de Gotemburgo terminou ontem

 

Os Quinze passaram do "desejo" ao "objectivo" de que os primeiros países de Leste se tornem membros da União a tempo de poderem participar nas eleições europeias de Junho de 2004

 

Público

17 de Junho de 2001

 


 

DURÃO BARROSO

«Não» da Irlanda deve ser levado a sério

 

O presidente do PSD, Durão Barroso, considera que a recusa irlandesa ao Tratado de Nice é «uma questão que deve ser levada a sério», apelando a uma reflexão profunda sobre o significado da vontade manifestada pelos irlandeses. 

 

TSF Online

16 de Junho de 2001

 


 

GOTEMBURGO

Alargamento a partir de 2002 e violência marcam cimeira dos Quinze

 

Os países candidatos à União Europeia estão satisfeitos com a definição de datas para o alargamento comunitário, aprovada pelos Quinze. A violência marca igualmente a reunião de Gotemburgo, onde a polícia não escapa a críticas. 

 

TSF Online

16 de Junho de 2001

 


 

Dezenas de movimentos lançam o caos

Revolução global nas ruas de Gotemburgo

 

A Cimeira de Gotemburgo, que assinala o final da presidência sueca da União Europeia, vai ficar marcada, à semelhança de outros acontecimentos que nos últimos anos reuniram líderes políticos e financeiros de todo o mundo, pela violência dos protestos que os rodearam.

 

Público Última Hora

15 de Junho de 2001

 


 

TRATADO DE NICE

Irlanda pede «período alargado de reflexão» 

 

O primeiro-ministro irlandês diz que os irlandeses precisam de um «período alargado de reflexão» na sequência da rejeição, em referendo, do Tratado de Nice. Bertie Ahern reafirmou, ainda, o compromisso do seu país face «ao alargamento».

 

TSF Online

15 de Junho de 2001

 


 

Cimeira de Nice (Parlamento Europeu)

 

Cimeira de Nice (Assembleia da República)